segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Benefícios do Pilates



Combate o estresse

A série, criada pelo alemão Joseph Pilates, contempla uma ordem específica de exercícios que obedece a um ritmo respiratório e que exige concentração. Por isso, ao longo do curso, os praticantes adquirem um poder maior de controle sobre o corpo, o que possibilita lidar melhor com situações de estresse, ansiedade e nervosismo.

Ameniza dores


O Pilates é muito recomendado para pessoas com dores, principalmente nas costas. Os exercícios promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal, fazendo com que naturalmente deixemos de forçar as costas ao realizarmos esforços físicos. Além disso, os exercícios de fortalecimento e alongamento direcionados para partes específicas do corpo também contribuem para a reabilitação de diversas patologias. O método só não é indicado para pacientes com problemas em estágio avançado.


Melhora a respiração

O indivíduo que tem estresse ou ansiedade constante interrompe a respiração normal, gerando um bloqueio no músculo do diafragma. Como o Pilates trabalha a musculatura respiratória, ele é capaz de ensinar novamente essas pessoas a respirar, o que é feito pela associação dos exercícios a um tempo preciso de inspiração e expiração.

Corrige a postura

Quando o Pilates foi criado por Joseph Pilates, acreditava-se que a coluna ideal deveria ser ereta.  Hoje, sabemos que a coluna possui curvas fisiológicas que devem ser respeitadas para uma maior absorção do impacto e resistência a esforços. Por meio de exercícios de alongamento axial, isto é, com a coluna alinhada e alongada durante toda a sessão, adquire-se maior força nos músculos que sustentam a lombar. Isso se reflete naturalmente nas atividades do dia a dia.

Melhora o desempenho na corrida

Pode até não parecer, mas a corrida é uma atividade que exige técnica. Realizá-la sem estar preparado ou de maneira incorreta pode causar diversas lesões no praticante, e é nesse ponto que o Pilates pode ser de grande ajuda. Por meio da reeducação da respiração e da concentração adquiridas no método, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. Além disso, a consciência corporal desenvolvida no Pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do corpo.

Trabalha os músculos

O grande diferencial do método Pilates é que o fortalecimento muscular é realizado de forma global e não segmentar. Durante os exercícios, ocorre a ativação simultânea de diversos grupos musculares e há uma integração dos músculos principais, secundários e posturais. Além disso, as articulações também são estimuladas.

Melhora a flexibilidade

 Os exercícios voltados para a melhora da flexibilidade são aqueles que enfatizam o alongamento global do corpo. "Trabalhando a extensão de músculos e articulações, percebemos mudanças positivas em atividades como amarrar os sapatos e vestir as calças, por exemplo.

Estimula a coordenação motora

O conhecimento do nosso próprio corpo, ou a chamada consciência corporal, é um aprendizado sobre como devemos nos movimentar e usar músculos e articulações a nosso favor. Por meio do Pilates, é possível adquirir equilíbrio e melhor percepção espacial dos objetos em relação a si mesmo.

Previne fraturas osteoporóticas

O Pilates pode ser um grande aliado na prevenção de fraturas ocasionadas pela perda de massa óssea, característica da osteoporose


Primeiro porque o método aumenta a força muscular, ajudando a modelar a estrutura óssea. Segundo, pelo fato de melhorar a coordenação motora, auxiliando o corpo a ter equilíbrio. Por fim, estimula o alongamento, tornando o praticante mais ágil e atento à postura.

Agende uma aula experimental pelo what's up 51 981818384



www.fisiobeautypilates.com.br

MANTHUS - Gordura Localizada / Celulite / Flacidez




Pacotes com 10 sessões R$ 500,00 à vista no dinheiro ou cheque
R$ 600,00 parcelado em até 3x no cartão

www.fisiobeautypilates.com.br



ARES Carboxiterapia

O Ares é um equipamento microcomputadorizado para carboxiterapia, utilizado na medicina estética e fisioterapia dermatofuncional. É indicado para rejuvenescimento facial, celulite, gordura localizada facial e corporal, flacidez de pele corporal e facial, estrias, pré e pós-operatório de lipoaspiração, olheiras, cicatrização pós-cirurgias plásticas e estéticas, alopecia, psoríase e esclerose de telangiectasias.

A terapia consiste em aplicações subcutâneas de concentrações controladas de gás carbônico medicinal – dióxido de carbono/CO2 – padrão-grau USP (United States Pharmacopeia). O CO2 é atóxico e introduzido através de aplicação subcutânea com agulhas 30 G ½ (insulina).

O COé previamente aquecido através um dispositivo do ARES, o que diminui  o desconforto do paciente e aumenta sua aderência ao tratamento, potencializando os resultados elevando o fluxo sanguíneo local e da oferta de O2. É uma terapia rápida, pouco desconfortável e muito eficiente para a maioria dos pacientes.



Agende uma sessão pelo what's up 51 981818384

Drenagem linfática: tratamento para inchaço e celulite


A massagem deve ser feita de maneira leve e com pressão moderada


O que é a drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático - uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo - a trabalhar de forma mais acelerada.

Linfa

O sistema linfático trabalha como uma terceira circulação, além da arterial e da venosa. "A linfa é o líquido que circula através dessa rede de vasos linfáticos". Ela é rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismo, células mortas, células sanguíneas e pode também carrear bactérias e toxinas. Seu aspecto é viscoso e amarelado. A linfa, assim como o sangue, realiza trocas metabólicas com as células e em seguida é recolhida pelos vasos do sistema linfático, retornando aos gânglios.


Gânglios linfáticos

Os gânglios linfáticos, ou linfonodos, são encontrados em todo o corpo. Eles são parte importante do sistema imunológico. Sua função é ajudar o corpo a reconhecer e combater germes, infecções e outras substâncias estranhas. É para eles que a linfa recolhida dos vasos é direcionada para ser filtrada.

 As áreas comuns em que os linfonodos podem ser sentidos, através da palpação, incluem:

- Virilha
- Axila
- Pescoço (existe uma cadeia de linfonodos de cada lado do pescoço)
- Abaixo da mandíbula e do queixo
- Atrás das orelhas
- Na parte posterior da cabeça

Objetivos da drenagem linfática

A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células. Com isso, há a diminuição de edemas e melhora da celulite. O procedimento melhora também a circulação em geral, relaxa o corpo e combate a gordura localizada - uma vez que a massagem aumenta o metabolismo do local.

Como é feita a drenagem linfática

Para que seja eficiente, a drenagem linfática deve ser feita sobre o trajeto dos vasos linfáticos, no sentido do gânglio linfático. Quando feita de forma manual, os movimentos são leves, com pressão em bracelete. Nas pernas, os movimentos são ascendentes: da perna até a fossa poplítea (parte posterior do joelho), da coxa até a virilha.

Na barriga o movimento deve ser feito até a virilha. A drenagem linfática pode ser feita com ajuda de aparelhos - mas não é tão eficiente quanto a manual, uma vez que o profissional consegue inspecionar a área a ser massageada e trabalhar mais as áreas mais necessitadas. Para que seja mais eficiente, recomenda-se que o profissional faça o esvaziamento dos gânglios linfático, com movimentos circulares no sentido horário, antes de drenar a linfa em sua direção.

Número de sessões necessárias de drenagem linfática

A drenagem linfática é um tratamento que deve ser feito sempre. Isso porque quando a pessoa deixa de fazer a drenagem linfática, a retenção de líquidos volta. O número de sessões varia de acordo com cada caso, em geral são recomendadas uma ou duas sessões de drenagem linfática por semana.

Contraindicações da drenagem linfática

A drenagem linfática está contraindicada para pessoas com infecção, risco vascular - insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão descompensada - e para pacientes que estejam usando alguns remédios específicos para o tratamento de quimioterapia.

Resultados da drenagem linfática

Os benefícios gerais da drenagem linfática, como a melhora de edema, podem ser sentidos imediatamente. Já no caso da celulite, os resultados dependem de uma série de fatores, como alimentação, tabagismo, estresse, e do grau da celulite. É preciso antes mudar os hábitos que causam a retenção de líquidos. Em quadros mais avançados, são necessárias mais sessões de drenagem linfática para que sejam vistos os resultados.

Agende uma sessão pelo what's up 51 981818384

www.fisiobeautypilates.com.br


CARBOXITERAPIA COM GÁS QUENTE PARA REDUÇÃO DE MEDIDAS


Carbox (Carboxiterapia) para redução de gordura, redução de medidas, redução de gordura localizada, flacidez. Equipamento de última geração que não gera desconforto por possuir sistema de aquecimento do gás.

Efeitos

 Diminuição de flacidez, celulite, marcas de expressão e olheiras. 

Como funciona?


O anidro carbônico tem sua função muito bem estudada sobre o tecido, e leva a vasodilatação local com um aumento do fluxo vascular e da pressão parcial de oxigênio (CO2), teremos então uma redução da afinidade da hemoglobina pelo oxigênio, conseqüentemente teremos maior quantidade de oxigênio para os tecidos, levando a melhora da microcirculação e devido ao efeito Bohr teremos a dissolução dos nódulos de celulites e a ruptura das células de gordura. Esse tratamento está registrado na comunidade européia desde 2001, sendo definido como tratamento exclusivamente médico, com padrões de aplicações e segurança comprovados, tanto é que está também aprovado pelo FDA (USA) e ANVISA (Brasil).


Plataforma Vibratória



O conceito científico da estimulação neuromuscular por vibração foi desenvolvido na década de 80, na antiga União Soviética, com o propósito de combater a perda de densidade óssea e massa muscular em astronautas durante a permanência deles em atmosfera sem ação de força gravitacional.

A plataforma vibratória é um equipamento usado em programas de reabilitação, condicionamento físico ou relaxamento. O princípio da estimulação por vibração se dá por uma estimulação mecânica por meio de vibrações em uma base. Nesse método, o sujeito fica sobre uma plataforma que gera uma vibração sinosoidal em diversas frequências e amplitudes, que é transmitida para o corpo estimulando os fusos musculares. A ativação dos fusos musculares produz um reflexo vibratório tônico que ativa os motoneurônios alfa e, consequentemente, há uma maior produção de força e potência”.

Um treino convencional de resistência muscular pode recrutar de 40 a 80% de fibras musculares, já o treino sobre a plataforma vibratória consegue recrutar de 95% a 100% das fibras musculares devido ao reflexo de estiramento que ocorre pela ação da vibração. O recrutamento muscular além de ser maior, é, também, global, pois grande parte dos músculos estáticos precisa entrar em ativação para a manutenção do equilíbrio e das diversas posturas realizadas sobre a plataforma.

A plataforma vibratória é um recurso que proporciona resultados diversos e globais com um tempo de treinamento menor que grande parte dos outros recursos. Geralmente uma sessão na plataforma dura de 10 a 15 minutos e o profissional ainda dispõe de tempo para a realização de outras técnicas e recursos fisioterapêuticos. A grande vantagem de associar a plataforma vibratória à fisioterapia convencional é a maximização dos resultados em menor tempo.

Além do ganho de força, potência e resistência muscular, a execução de exercícios físicos sobre a plataforma vibratória promove o relaxamento muscular; aumenta a capacidade individual de recuperação contra lesões; melhora o funcionamento dos sistemas nervoso e digestivo; melhora a coordenação e o equilíbrio; ativa o sistema de drenagem linfática e proporciona o fortalecimento dos tecidos em geral. O uso deste recurso terapêutico também reduz a osteoporose; combate a artrose e outras doenças articulares e ósseas; melhora a circulação sanguínea; regulariza a pressão arterial; melhora e reforça as articulações, os ligamentos e os tendões e melhora a função cardiovascular.

Estudos científicos mostram que a utilização da plataforma vibratória como recurso terapêutico incrementa o ritmo do metabolismo basal, promove o aumento do consumo calórico diário e reduz a gordura corporal (Pneumex and S. Sordorff. PT, Sandpoint, Idaho); reduz a celulite (Sanaderm, Health clinic, Germany); provoca a diminuição do cortisol - hormônio do stress (European Journal of Applied Physiology. 2000 Apr; 81(6):449-54), recupera a massa magra (International Journal of Sports Medicine. 2004 Jan; 25(1):1-5) e torna os músculos e as articulações mais flexíveis e disponíveis (T. Whiteman, fisioterapeuta). A plataforma vem sendo muito utilizada com exercícios cinesioterápicos como os exercícios resistidos, os alongamentos e os exercícios proprioceptivos; nas sessões de Pilates; nos exercícios de Core e nas estabilizações segmentares estáticas e dinâmicas.

 “Hoje tenho utilizado, no meu trabalho, a plataforma para os pacientes que precisam de melhora somato-sensorial rápida; ganho de força, principalmente dos músculos estabilizadores, mas também dos dinâmicos; para aceleração de consolidações ósseas e em casos de osteoporose e osteopenia; melhora das funções autonômicas viscerais; além dos trabalhos voltados para a prevenção de lesões do aparelho músculoesquelético”.

A utilização da plataforma vibratória está contra-indicada em casos de inflamações agudas; infecções e/ou febre; artropatia e artroses agudas; artrite reumatóide aguda; enxaqueca aguda; feridas pós-operatórias; implantes metálicos ou sintéticos como marca-passos, válvulas cardíacas artificiais, endopróteses vasculares recentes.


Não é recomendada a utilização da plataforma também em casos de gravidez; tromboses agudas ou agravamento dos ataques cardíacos; problemas graves nas costas como hérnia de disco aguda; osteoporose severa; espasticidade; Atrofia de Sudek em estado I; tumores com metástases no sistema músculoesquelético e vertigem posicional paroxística benigna.

www.fisiobeautypilates.com.br

Os exercícios na plataforma vibratória estão incluídos nos pacotes de tratamento para celulite e também juntamente com a prática do Pilates, sem custo extra nas mensalidades.

Aceitamos cartões de crédito e débito

A partir de hoje estamos aceitando cartões de crédito e débito como forma de pagamento.


Fisiobeauty Fisioterapia e Studio de Pilates