sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Câncer de Pele

Embora não seja função da Fisioterapia Dermato-funcional intervir diretamente no tratamento do cancro de pele, este deve estar preparado para suspeitar de determinada lesão e encaminhar o seu paciente para o médico.
O cancro da pele é o tipo de câncer mais frequente nos indivíduos de fototipos baixos. A exposição excessiva ao sol é considerada a causa em aproximadamente 90% dos casos.
O cancro de pele em função da células afetadas, divide-se em dois tipos: cancro não melanoma (carcinomas basocelular e espinocelular) e o cancro do tipo melanoma.
O carcinoma basocelular é considerado o cancro cutâneo mais comum e manifesta-se sob a forma de nódulo brilhante e rosado , de crescimento lento e rara metastização. Surge com mais frequência em áreas expostas ao sol, principalmente rosto e pescoço. Trabalhadores agrícolas, pescadores e trabalhadores da construção civil são os mais acometidos.
 
O carcinoma espinocelular é considerado mais agressivo e de crescimento mais rápido que o basocelular. Apresenta-se sob a forma de um nódulo com tendência a sangrar facilmente. Na maioria dos casos decorre de lesões pré-malignas como as queratoses actínicas  mas também pode derivar de cicatrizes, queimaduras ou úlceras crônicas. Pode originar metástases e atinge faixas etárias mais avançadas que o basocelular.
Lesão pré maligna – Queratose actínica: caracteriza-se por áreas avermelhadas ou ligeiramente acastanhadas com uma superfície áspera, queratósica.  Há resistência ao pregueamento por endurecimento da base. Potencialmente maligna.
O melanoma é o cancro mais letal e do mais agressivo de todos os cancros. Origina-se a partir dos melanócitos, e manifesta-se normalmente sob a forma de um nódulo ou mancha de cor negra, sobre pele sem lesão ou em nevus pré-existentes. Contrariamente ao cancro não melanoma não está relacionado a exposição crônica ao sol mas antes a exposições solares agudas e agressivas, frequentemente acompanhadas por escaldões. Com maior incidência em grupos etários jovens.
É fundamental ter atenção a sinais de alarme caraterísticos de uma lesão maligna e procurar um dermatologista. A suspeita deve cair sobre a lesão não típica dos nevos do restante tegumento (o sinal que se distingue dos outros). Deve ser prestada especial atenção a lesões atípicas que apresentem  a regra ABCDE.
A=assimetria (a forma do nevo é irregular, não redonda)
B=bordos irregulares (contorno irregular e mal definido)
C=cor (colorações diversas no mesmo nevo)
D=diâmetros (superiores a >6mm)
E=Evolução (alterações do relevo, da consistência, da cor ou do tamanho)
Também deve ser prestada atenção a lesões que apresentem prurido, inflamação, ulceração e hemorragia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário