quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Dor na nuca: saiba como o pilates pode ajudar



No dia-a-dia, em casa ou no trabalho, é muito comum ver pessoas reclamando desse mal. Alguém com expressão de desconforto no rosto, a mão segurando a lateral do pescoço de forma peculiar, seguida pela reclamação de dor ou tensão tem sido uma crescente constante.

Usando a expressão dor na nuca, trapézio ou pescoço, a verdade é que em grande parte das vezes, se trata exatamente de um mesmo problema causado por fatores conhecidos, como estresse físico, psicológico ou emocional! A tal tensão ou somatização muscular.

QUE PROBLEMA É ESSE?

Trata-se de um sinal de alerta. As somatizações musculares, em muitas ocasiões, acontecem como uma resposta do corpo em relação ao desgaste ou estresse acumulado. Seja por causas profissionais ou emocionais, o estresse causa muitas respostas negativas ao rendimento e produtividade. Dentre tais respostas ao estresse, as somatizações acontecem de maneira muito comum na região do trapézio, que se não for tratada de maneira específica, poderá evoluir para quadros de dores crônicas, como cervicalgias ou enxaquecas.

COMO O PILATES PODE AJUDAR?

Uma linha de trabalho simples e eficaz, que pode ser implementada durante as aulas, ou até recomendada como “lição de casa” pelos instrutores mais dedicados, se dá através da “Dissociação escapular”. Trata-se de movimentos conscientes, focados na liberação articular por meio de exercícios específicos para a “soltura” da cintura escapular. Nos casos de somatização, é muito comum a sensação de estar com o ombro “preso” ou “tenso”, o que de fato ocorre. Através das tensões musculares a escápula perde sua mobilidade, passando a sensação de estar “acoplada” ao gradil dorsal (porção posterior das costelas).

Dica do prof.: Para potencializar o resultado, sempre associe os movimentos com respirações longas, fato que ajuda no relaxamento em geral.

Fonte: http://revistapilates.com.br/2016/01/18/dor-na-nuca-saiba-como-o-pilates-pode-ajudar/?id_ad=5868&utm_source=Facebook&utm_medium=RP_LINK-20160120-12:00&utm_campaign=RP_LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário