quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Plataforma Vibratória

As plataformas vibratórias, como o Maxxi Plate chegaram ao Brasil por volta de 2005, hoje estão presentes em muitas academias e até nas residências, para uso particular e tem se mostrado uma modalidade de atividade física bastante atrativa para quem se preocupa com qualidade de vida.
As Plataformas Vibratórias são equipamentos que reproduzem vibrações e permite o ajuste da freqüência, assim como o tempo em segundos, programas automáticos, entre outros. É possível, também potencializar os efeitos em determinadas partes do corpo conforme as necessidades individuais.
Com base em informações técnicas cedidas pelo engenheiro da plataforma, Décio Geraldo Minalle, a Profa. Maria Helena Rossi, do Instituto Ibeco, afirma que os exercícios com vibração produzem repetidos estímulos sobre os músculos, tendões, ligamentos e outros tecidos, gerando uma resposta imediata de contração muscular sem sobrecargas. Com a vibração consegue-se trabalhar a 100% os músculos, pois gera uma situação de desequilíbrio fazendo com que os músculos auxiliares também sejam recrutados proporcionando maior consumo/gasto energético, importante para redução da gordura corporal.
Benefícios na estética e saúde:
  • Tonificação Muscular: Estimula todas as funções químicas dos músculos sem produção excessiva de ácido lático.
  • Redução de gordura: O grande estímulo do tecido muscular provoca um aumento do metabolismo e conseqüentemente torna mais rápida e eficiente a queima de gorduras.
  • Contorno corporal: Os exercícios feitos com o auxílio das plataformas ajudam a fortalecer os músculos e aumentam a densidade dos ossos. Desta maneira ocorre a redução de volume proporcionando um contorno mais esbelto.
  • Celulite: Os exercícios de massagem provocam a liberação de nódulos de gordura, que promovem uma maior mobilidade entre as diferentes camadas de tecidos reduzindo o entrelaçamento entre os tecidos conectivo e adiposo, isso diminui a celulite.

Fisioterapia e reabilitação: 

Os aspectos biomecânicos da terapia por vibração são largamente usados no campo médico para a prevenção e tratamento de enfermidades e contusões, pois permitem que pessoas em condições debilitadas, acometidas por osteoporose, esclerose múltipla, mal de Parkinson, vitimas de derrames, consigam os benefícios do exercício enquanto trabalham dentro de suas limitações pessoais.
Saúde e bem estar

Mais do que um simples equipamento para exercício e reabilitação, as plataformas vibratórias são capazes de proporcionar relaxamento para todo o corpo reduzindo o efeito do stress. O tipo de vibração utilizada reduz os níveis de cortisol no organismo enquanto aumenta a liberação de hormônios como a serotonina e GH.
Outros efeitos importantes do exercício vibratório incluem a redução do colesterol, fortalecimento dos ossos e estimulação do funcionamento do intestino.
Restrições

Este equipamento não deve ser utilizado por pessoas que por sua condição física estejam inaptas para o exercício físico, ou seja, nas seguintes situações:
  • Portadores de marca passo
  • Crianças menores de 8 anos
  • Mulheres grávidas
  • Mulheres com DIU recentemente implantado
  • Pacientes acometidos por doenças cardíacas ou vasculares severas
  • Portadores de tumores
  • Pessoas em fase de recuperação pós-operatória ou infecciosa
  • Epiléticos
  • Portadores de próteses no joelho, bacia ou de pinos metálicos
  • Portadores de hérnia de disco grave
Fonte: http://www.novafisio.com.br/os-beneficios-proporcionados-pelas-plataformas-vibratorias/



www.fisiobeautypilates.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário