quinta-feira, 24 de março de 2016

Pilates auxilia no tratamento da asma



asma e pilates
Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 235 milhões de pessoas no mundo possuem asma e aproximadamente 10% da população brasileira sofre com o problema. A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, causada por agentes irritantes que dificultam a respiração. Ela pode se apresentar em qualquer idade, mas é mais comum os primeiros sintomas surgirem na infância.
Cada asmático apresenta uma sensibilidade diferente. Por isso, é importante observar quando acontecem os ataques de asma para evitar certos tipos de agentes e buscar tratamentos adequados. Porém, no geral, as pessoas com asma sofrem crises quando expostas a alguma substância transportada pelo ar, como ácaros e poeira, poluição, pólen, mofo, pelos de animais e fumaça de cigarro. Substâncias químicas como tinta e produtos de limpeza e também alguns alimentos e mudanças bruscas na temperatura podem desencadear uma crise.
Mas como o pilates pode ajudar no tratamento da asma? Joseph Pilates, o idealizador do método pilates, sofreu durante sua infância com doenças como raquitismo, asma e febre reumática. Acredita-se que essas dificuldades o motivou a dedicar-se as atividades esportivas na adolescência e posteriormente a desenvolver seu próprio treino.
Joseph estudou conceitos de medicina e acreditava que a respiração é a chave para desenvolver o corpo e a mente. Ele ainda achava “deplorável contemplar milhões que nunca aprenderam a dominar a arte de respirar corretamente”.
Assim, o programa ideal de atividades físicas para quem possui asma baseia-se em reeducação respiratória, postural e condicionamento físico. No primeiro caso há o trabalho de desbloqueio torácico, com o objetivo de aumentar a mobilidade costovertebral, juntamente com exercícios respiratórios. Este conjunto de atividades auxilia também no controle da ansiedade.
A má postura interfere diretamente na mecânica respiratória. Por isso, se faz necessário trabalhar a consciência postural nos asmáticos com exercícios de alongamento e fortalecimento de grupos musculares responsáveis pela manutenção da postura. Já o condicionamento físico, a partir deste treino específico, irá melhorar a disposição cardiorrespiratória do paciente.



www.fisiobeautypilates.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário