sábado, 2 de abril de 2016

Pós Operatório Cirurgia Plástica Facial e Corporal




Todo tecido submetido a uma cirurgia sofre uma agressão tecidual que gera algum tipo de lesão, que prejudica a função do tecido. Durante o processo de reparação tecidual encontram-se alterações como edema, hematomas, equimoses, aderências e fibrose. Cabe ao Fisioterapeuta Dermato Funcional atuar com todos os recursos disponíveis para minimizar essas alterações, sendo um forte contribuinte tanto no Pré quanto no Pós Operatório (P.O.).

A atuação fisioterapêutica no P.O. de cirurgia plástica possui importante papel quanto à aceleração do processo de reabilitação. É focada na prevenção das complicações pós cirúrgicas objetivando restaurar a funcionalidade, tendo um caráter estético e reabilitador do paciente globalmente, melhorando o quadro álgico, a ansiedade, o edema e a funcionalidade do paciente, o restabelecendo de uma maneira global.

O tratamento fisioterapêutico no P.O. é amplamente variável, para que se possa oferecer um tratamento adequado, é imprescindível o conhecimento das alterações funcionais apresentadas pelo paciente no momento da avaliação.

É importante que o tratamento seja realizado por um profissional de fisioterapia especializado na área de Dermato Funcional e tenha experiência em pré e pós cirurgias e procedimentos estéticos utilizando técnicas específicas para cada caso e procedimento específico. Após 2 dias da realização da cirurgia já se deve fazer o tratamento pós-operatório para evitar fibroses e aderências.

Benefícios de um bom P.O.
- Eliminar o edema e hematoma pós cirúrgico;
- Anular o aparecimento de fibroses;
- Modelar o corpo;
- Melhorar a auto estima do paciente;
- Fazer com que ele retornar o mais rápido possível as suas atividades.

Tratamentos
Liberação Tecidual Funcional (LTF): facilita o processo de reparo pós-lesão auxiliando o comportamento mecânico e físico dos tecidos, além da dinâmica dos fluídos teciduais. A técnica específica deve ser empregada precocemente na fase inflamatória, suprindo as demandas metabólicas do tecido, prevenindo que na fase de remodelamento tecidual, ocorram intercorrências como aderências e alterações de cicatrização. Tensões mecânicas aplicadas ao tecido em cicatrização fazem com que ocorra uma organização dos feixes de colágeno de forma mais natural, com mais elasticidade que quando não aplica tensão. Essa é a maneira mais eficaz e rápida de tratamento especifico para fibroses e aderências em cirurgia plástica, podendo ser associada ou não aos outros recursos fisioterapêuticos disponíveis.

Drenagem Linfática Manual (DLM): atua drenando os líquidos excedentes que banham as células e auxiliando na manutenção do equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais. É responsável pela evacuação dos dejetos provenientes do metabolismo celular. Além disso, promove uma grande melhora no quadro álgico por diminuir a congestão tecidual, contribuindo também para o retorno precoce da sensibilidade cutânea local. O tratamento deve iniciar ainda na fase aguda, e a aplicação da técnica é realizada com pressões manuais suaves, lentas e rítmicas.

Ultra Som (US): auxilia na reabsorção de hematomas, reduzindo as chances de formação fibrótica, previne a formação de cicatrizes hipertróficas e quelóides, e ainda melhora a nutrição celular, reduzindo o edema e a dor, consequências da melhora da circulação sanguínea e linfática. É usado sempre respeitando as fases da cicatrização da cirurgia.

Manthus: apresenta cabeçote Tripolar que gera ultra som e correntes estéreo-dinâmicas ao mesmo tempo, permitindo que o tratamento seja mais rápido e efetivo. Ele é especialmente importante em pós operatório de pacientes que tenham tendência a formar fibroses de difícil tratamento.

Endermologia: é um procedimento que associa massageamento à vacuoterapia, além de ajudar no aumento do fluxo sanguíneo e da nutrição celular. O aparelho promove massagem local com a ajuda de esferas que ficam em sua base inferior, fazendo a sucção da pele. Reduz e previne fibroses, aderências e ativa a circulação.

Radiofrequência (RF): o calor da RF visa melhorar a qualidade do tecido cicatricial, tratando as fibroses e aderências. Sua utilização é de grande importância a partir do momento e que se avalia a presença de fibroses, normalmente na fase proliferativa. No entanto, para alcançar o nível terapêutico de aquecimento a temperatura atingida nos tecidos deve situar-se entre 40º e 45º, abaixo desse nível os efeitos do aquecimento são considerados insuficientes. O aparelho é ótimo para tratar e prevenir aderências e flacidez de pele no pós operatório.

Massageador com vibrador: É um aparelho que contém Infra vermelho, massageador e vibrador que melhora a circulação dos tecidos, fibroses e aderências.

Carboxiterapia: A ação da carboxiterapia é baseada em dois mecanismos para o pós operatório de cirurgias:
- Considerado um potente vasodilatador, o gás carbônico aumenta o fluxo de oxigênio para os tecidos (pele, gordura), melhorando a circulação no local da aplicação. Um tecido mais oxigenado melhora muito fibroses e aderências, cicatriza tecidos e produz mais colágeno.

- O segundo mecanismo de ação se deve à distensão da pele pelo gás, isso leva a uma retração do tecido distendido e consequente melhora da flacidez. É usado Sempre respeitando fases de cicatrização da cirurgia.
O sucesso de uma cirurgia plástica não depende somente do procedimento cirúrgico. A preocupação com os cuidados no pré e pós-operatório previne possíveis complicações e promove um resultado estético mais satisfatório. É função do fisioterapeuta preparar o paciente para o ato cirúrgico, no que diz respeito a qualidade de pele no local a ser tratado, melhorando a hidratação da região e o metabolismo local. O pré-operatório prepara o paciente para o procedimento cirúrgico e faz com que o pós-operatório seja mais tranqüilo e com maior garantia de sucesso. O Fisioterapeuta Dermato Funcional, que tenha título e formação na área de pré e pós-operatório de cirurgia plástica é, sem dúvida, o profissional mais indicado.



www.fisiobeautypilates.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário