segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

PILATES PARA QUEM NÃO GOSTA DE ACADEMIA


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A qualidade de vida vem diminuindo cada vez mais no século XXI, a rotina é o principal motivo para que isso aconteça, de casa para o trabalho, do trabalho para casa, o excesso de estresse, casa, filhos, enfim.
Porém, vencer essa corrida se tornou mais fácil com a popularização de algumas atividades revigorantes e que eliminam o estresse como por exemplo o Pilates.
A boa notícia é que é possível cuidar do corpo e mente reservando apenas uma hora do dia, de duas a três vezes por semana. Essa é a frequência exigida para a prática do Pilates, atividade que promove o trabalho das capacidades físicas como: equilíbrio, força, resistência e coordenação, além de melhorar a postura e relaxar o corpo de forma global.
Os benefícios obtidos quando se prática Pilates não terminam por aí, além de deixar o corpo mais saudável e bonito, ajuda a combater o estresse, mobilizar a coluna.O movimento deve iniciar-se sempre do centro do corpo para a periferia, o que ativa os músculos estabilizadores e alivia tensões musculares desnecessárias.Qualquer pessoa pode fazer Pilates!
O método respeita o grau de condicionamento físico de cada um, por isso é possível realizar exercícios que podem adequar-se desde o aluno iniciante, intermediário até o avançado. Os médicos indicam o Pilates até para crianças como forma lúdica de reeducação postural ou até mesmo como uma atividade que relaxa e melhora a concentração.
Relacionados aos benefícios contra o estresse estão:
Aumento da autoconfiança;
· Ganho de consciência corporal;
· Melhora da postura;
· Alívio de tensões e dores;
· Aprimoramento da coordenação e do equilíbrio;
. Aumento da resistência física e mental.
Além disso o Pilates ainda oferece:
. Alongamento da musculatura que envolve a coluna vertebral, equilibrando-a;
. Aumento da coordenação motora;
. Estímulo do sistema circulatório e respiratório;
. Alívio das dores e  tensões  crônicas;
. Aumento da flexibilidade e a mobilidade;
. Melhora a concentração;
. Contribue na prevenção de futuras lesões;
Mantenha a prática dos exercícios sempre, no mesmo horário para não influenciar na resposta da temperatura corporal ou gasto energético, assim, evitando tensões, ansiedade ou estresse externo em época de alterações pessoais e/ou profissionais.Além de tudo o pilates é uma excelente atividade para quem não gosta de academias lotadas, pois Pilates oferece um trabalho individual e personalizado.O ideal é que se faça Pilates com um Fisoterapeuta.



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A BOLA SUÍÇA E SEUS BENEFÍCIOS


A BOLA SUÍÇA E SEUS BENEFÍCIOS_post
A Bola Suíça tem se tornado um instrumento terapêutico muito bem aceito entre aqueles que buscam promover um estilo de vida saudável, pois promove uma ampla gama de aplicações clínicas e exercícios físicos. Mas é claro, o profissional deve conhecer bem o seu paciente, os exercícios e usar o bom senso para um resultado mais seguro e eficiente.
A atividade com a Bola Suíça apresenta uma variedade de movimentos simples para se obter um corpo forte e flexível de uma maneira divertida e confortável, ideal para todas as pessoas que buscam saúde e bem-estar.
Cada vez mais popular no mundo do Fitness, o uso da bola suíça é extremamente versátil e muito eficaz. Exercitar-se com a bola permite que você se concentre em cada grupo muscular, fortalecendo e modelando áreas específicas.
Ela é um dos principais acessórios de exercício para o Pilates que produz excelentes resultados e auxilia na postura (Correção Postural sobre a Bola). A bola suíça pode ser utilizada na avaliação das deficiências de força, mobilidade, equilíbrio, coordenação e também na terapia manual.
As sessões sobre a bola visam aplicações para:
– Amplitude de movimento (assistência passiva/ativa);
– Fortalecimento de tronco, membros inferiores e superiores;
– Alongamento global;
– Treino cardiopulmonar (melhorando oxigenação e portanto nutrição celular);
– Mobilização articular;
– Manutenção de tônus muscular;
– Propriocepção postural;
– Relaxamento.
Qualquer pessoa pode realizar a terapia sobre a Bola Suíça sem distinção de idade, porém existe a necessidade de uma avaliação anteriormente aos exercícios.
A terapia com a bola, além de trazer resultados físicos, também trabalha com o emocional, pois é um trabalho de grande motivação para o paciente, fazendo-o sentir-se bem e capaz de vencer desafios.
Fonte: EBP Pilates



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AULAS DE PILATES: ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO


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A falta de atenção pode ser considerada efeito colateral de uma vida moderna acelerada. De acordo com a revista Ciências & Cognição, fatores internos como atenção visual e auditiva, capacidade de processar informações e características de personalidade determinam o desenvolvimento do processo de concentração, assim como a qualidade da informação fornecida e o estresse social.
Pesquisas mostram que as pessoas extrovertidas têm capacidade de atenção reduzida, inferior aos introvertidos. Pessoas sem atenção geralmente mantêm pensamentos no passado, em ações planejadas para o futuro ou uma análise repetitiva de uma atividade já absorvida. Elas têm grande dificuldade de se manter em “silêncio mental” e prestigiar o presente.
Nas aulas de Pilates, buscamos exatamente o treinamento do conjunto corpo e mente. Quanto mais os movimentos forem treinados e compreendidos pelo processo mental e físico, maior será a percepção do ambiente em que se está vivendo.
A atenção e a concentração do praticante têm relação direta com o seu bom desenvolvimento. Sendo assim, o melhor a fazer é estar atento, estar presente. Sentir que seu corpo é o instrumento de sua mente e que segue as orientações que recebe.
De um modo geral, os alunos começam as sessões atentos e concentrados, mas à medida que tudo começa a ficar familiar, a zona de conforto começa a se encaixar novamente. Mas diante de tantos estímulos diários, onde o tempo é curto para tantas metas, como se aproveitar o momento sem pensar no futuro, no passado ou em qualquer outra coisa?
Seria possível entrar em uma sala com vários aparelhos, começar a respirar e pronto, o mundo pára pra você? A concentração no que está fazendo é a melhor maneira de aproveitar e fazer bem suas tarefas, coisa que é bem difícil diante de tantas cobranças.
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Mas vamos voltar um ponto: qual é seu objetivo? Correção postural, fortalecimento muscular, consciência, a harmonia entre os músculos do corpo? Concentre-se no que você quer para si. Uma aula de Pilates geralmente inicia te relembrando de situações que você conhece como respirar, se movimentar lentamente e por partes. Essa é uma ótima maneira de se esforçar a ficar atento a poucos e pequenos detalhes.
À medida que a aula continua, a construção de movimentos vai ficando mais desafiadora, e consequentemente sua atenção e concentração também. É comum se esquecer dos detalhes. Não se cobra que o aluno saiba todas as posições, pois a função de seu professor é te dar a direção para que você caminhe com suas próprias pernas.
Às vezes temos uma imagem irreal a respeito do nosso corpo e assim fica muito mais difícil o aprendizado de algo que nem você mesmo compreende. Que tal reavaliar sua postura junto ao professor e perceber que talvez seja necessário um novo conceito para o seu próprio corpo? A partir deste novo conceito você terá que sair de sua zona de conforto, se orientando de acordo com este novo estereótipo que você quer adquirir. Sentar-se com mais atitude, respirar com mais intensidade, deixar de lado a preguiça e a monotonia dos dias.
Esses são alguns fatores que com certeza terão que fazer parte de sua vida, assim que começar as suas aulas. Afinal, você quer ser do mesmo jeito que antes? Sem as aulas? Sem objetivos para manutenção de sua saúde? São tantas coisas a se pensar: respira, estabiliza, mobiliza.
Que tal simplificar?
“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo”
Joseph Pilates
Fique atento e boas aulas!
Fonte: trustsports



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