segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Mulheres de 50 anos se beneficiando do método Pilates nas disfunções do assoalho pélvico



Um dos marcos mais relevantes na vida de uma mulher é a fase do climatérico até a menopausa. A transformação é bastante importante e dependendo da forma como será encarada e cuidada trará consequência determinante para a qualidade no resto de sua vida.


E para isso, o primeiro passo é a informação. O conhecimento sobre seu corpo e como ele funciona, quais as disfunções e as modificações que esta etapa pode influenciar na sua saúde é de fundamental importância para o bem-estar.


As modificações atípicas de forma e freqüência das necessidades fisiológicas(urinária, defecação e relação sexual), devem ser observadas com cuidado e ter uma atenção especial.


Assoalho Pélvico

Os músculos do Assoalho Pélvico são compostos pelos músculos Cocígeo, Illococíneo, Pubococcígeo, Puboretal.
Este é o único grupo de musculatura transversal do corpo humano que suporta carga, sendo responsável por diversas funções: suporte dos órgãos abdominais e pélvicos, manutenção da continência urinária e fecal, auxílio na pressão intra-abdominal, na respiração e na estabilização do tronco.

Disfunções

As alterações uroginecológicas causam muitos danos à qualidade de vida das pessoas afetadas, trazendo problemas sócio-pessoal, diminuindo a auto-estima, podendo levar ao isolamento pessoal e até a depressão.
Conforme Fábio Borges, a incontinência urinária é o distúrbio mais evidente, assim como seqüelas de cirurgias plásticas genitais, incontinência fecal e gasosa, e como disfunções sexuais temos, anorgasmia, vaginismo, dispaurenia, dismenorreia, e também endometriose, tensão pré-menstrual (TPM) entre outras.
A predisposição genética, patologias orgânica e psicológica, obesidade, tabagismo, atividades de alto impacto, são fatores relacionados às disfunções. Pode ocorrer nos homens e nas mulheres, porém com uma incidência muito maior nas mulheres em 70%, em virtude de causas como gravidez, parto e desequilíbrios hormonais no pré e pós-menopausa.

Treinamento

Este programa de treinamento não tem a intenção de reabilitar disfunções graves de MAPs, porém pode ser utilizado como coadjuvante no tratamento, na prevenção e promoção na saúde da mulher.

Para dar inicio ao treinamento é necessário esvaziar completamente a bexiga.
Os exercícios de abdução e adução dos mmii serão realizados com associação da contração dos períneos e ativação do power-house. 
Utilizaremos os seguintes acessórios: Ring-Flex, Bola e Bastão.

Em postura ortostática, preparar o movimento com inspiração e na realização expirar estendendo as pernas e fechando o Ring-flex(aduzindo as pernas), contraindo simultaneamente o cóccix, púbis e os ísquios.


Em postura sentada na bola, preparar o movimento com inspiração e na realização expirar fechando o Ring-flex (aduzindo as pernas), contraindo simultâneamente o cocix, púbis e os ísquios.


1º tempo: Em postura sentada na bola, preparar o movimento com inspiração e na realização expirar fechando o Ring-flex (aduzindo as pernas), inclinando o tronco para trás contraindo simultaneamente o esfíncter anal. 


2º tempo: Em postura sentada na bola, preparar o movimento com inspiração e na realização expirar fechando o Ring-flex (aduzindo as pernas), flexionando o tronco para frente contraindo simultaneamente o esfíncter vaginal. 


3º tempo: Em postura sentada na bola, preparar o movimento com inspiração e na realização expirar fechando o Ring-flex (aduzindo as pernas), flexionando o tronco para o lado esquerdo e depois direito contraindo simultaneamente o esfíncter vaginal. 


Em postura sentada na bola, preparar o movimento com inspiração e na realização expirar fechando o Ring-flex (aduzindo as pernas), flexionando a báscula para o lado esquerdo e depois direito contraindo simultaneamente o esfíncter vaginal. 


Em postura deitada no Cadillac com bola sob os pés, preparar o movimento com inspiração e na realização expirar fechando o Ring-flex (aduzindo as pernas), elevando a pelve em movimento de ponte, contraindo simultaneamente o esfíncter vaginal, urinário e anal.


Em postura sentada na cadeira, preparar o movimento com inspiração e na realização expirar fechando o Ring-flex (aduzindo as pernas), contraindo simultaneamente o coccix, púbis e os ísquios.


Fonte: Revista Pilates



Nenhum comentário:

Postar um comentário