sexta-feira, 13 de outubro de 2017

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PILATES: O SEGREDO QUE AJUDA SEU CORAÇÃO



A alimentação saudável é muito importante para a prevenção de diversos problemas, principalmente os cardíacos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares (aquelas que afetam o coração e a corrente sanguínea) são consideradas como a principal causa de morte no Brasil e no mundo!

Por isso, devemos prevenir e cuidar do nosso órgão principal e, como já dizia o velho ditado: “é melhor prevenir do que remediar”.

Há diversos fatores que podem prevenir ou favorecer o desenvolvimento dessas doenças, a maioria relacionada ao estilo de vida que levamos.

A alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos regulares, como por exemplo, a aplicação do método Pilates, estão relacionadas às mudanças no estilo de vida que podem evitar o desenvolvimento das doenças do coração.

Dentre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares estão o sedentarismo e o baixo consumo de frutas, verduras e legumes.

Sendo assim, temos que ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas que nos identificamos para que tenhamos uma vida saudável e livre de doenças.

Quais os nutrientes principais para prevenir doenças do coração

Existem determinados nutrientes que podem ser considerados como fator de risco ou proteção contra as doenças cardiovasculares.

Como regra, devemos evitar o consumo excessivo de gorduras saturadas, as chamadas gorduras más, que estão presentes em alimentos de origem animal, como carnes e leites, e nos produtos industrializados.

Este tipo de gordura tem a capacidade de elevar o colesterol do nosso sangue.

Por outro lado, existem diversos nutrientes que, além de prevenir doenças do coração, podem nos auxiliar a ter um estilo de vida mais saudável, por exemplo, as gorduras monoinsaturadas que são as gorduras boas.

Essas gorduras monoinsaturadas podem ser encontradas no azeite, avelã, amêndoa e abacate, ajudando a diminuir o colesterol do nosso sangue.

As gorduras poli-insaturadas, também chamadas de gorduras boas e conhecidas por ômega 3 e ômega 6 também são eficazes na prevenção.

O ômega 6 é encontrado em óleos vegetais como o óleo de milho e soja. Já o ômega 3 é encontrado em peixes de águas frias e profundas como o salmão, arenque, atum e sardinha.

As castanhas, amêndoas, avelãs e nozes também estão relacionadas ao risco reduzido de doenças do coração.

É importante lembrar que o consumo de alimentos fontes de fibras alimentares como as frutas, verduras e legumes e cereais integrais devem fazer parte da nossa rotina de alimentação saudável com o intuito de prevenir doenças.

Pilates e saúde do coração

O Método Pilates é uma atividade que trabalha a força, flexibilidade e resistência, além de aumentar a capacidade respiratória.

E, como toda atividade física, faz bem para a saúde mental e alivia o stress devido à produção de endorfina liberada através dos exercícios, que é uma substância que nos dá a sensação de prazer e bem-estar.

Além disso, o Pilates é umas das formas de exercício mais completas para a saúde como um todo.

O Método tem potencial de prevenir os fatores de risco para doenças do coração, pois concilia exercício postural e de concentração, com foco nas musculaturas das costas e abdome.

Já sabemos também que o Pilates é capaz de reduzir a gordura abdominal que é perigosa e pode trazer maus efeitos para o funcionamento do nosso coração e de diversos outros órgãos.

O Pilates também auxilia na redução dos níveis de pressão arterial através das técnicas de respiração que resultam no relaxamento do organismo e, como consequência, há a redução na pressão arterial.

Sendo assim, praticar o Método e realizar uma alimentação saudável pode ajudar (e muito) para a melhoria da saúde.

O papel da alimentação na prevenção das doenças cardiovasculares

Segundo a American Heart Association, o consumo de frutas verduras e legumes e cereais integrais, como arroz, pães e massas integrais, são importantes pela presença de fibras alimentares, antioxidantes e outras substâncias capazes de prevenir e controlar as doenças cardiovasculares.

Além disso, outros diversos nutrientes estão envolvidos na prevenção e no desenvolvimento das doenças cardiovasculares, por isso é importante ter uma alimentação saudável.

Para a proteção contra essas doenças, recomenda-se também a manutenção do peso saudável auxiliado pela atividade física regular, como por exemplo, a prática do Método Pilates e o consumo moderado de gorduras, evitando assim, o consumo excessivo de calorias.

Alimentação saudável X Pilates

Diversos estudos já mostraram a importância da alimentação saudável e da atividade física regular na redução dos fatores de risco das doenças cardiovasculares.

Em relação à alimentação devemos enfatizar o consumo de uma dieta balanceada e não o consumo de nutrientes específicos, já que diversos alimentos possuem fatores benéficos à nossa saúde. Sempre lembrando que o equilíbrio e a variedade são as melhores escolhas.

Com relação ao Pilates, somente o instrutor, poderá analisar individualmente você praticante do Método e adequar a atividade para que você possa aproveitar dos benefícios que os exercícios têm para o seu coração.

Lembrando que alimentação e atividade física devem sempre ser tratadas com individualidade, já que cada ser humano é único e tem suas preferências e particularidades.

Recomendações gerais

Além de todos os alimentos que falamos, recomenda-se também o consumo moderado de:

  • Sal e açúcar;
  • Evitar preparações gordurosas;
  • Preferir alimentos assados, cozidos ou grelhados.
  • Dar preferência a alimentos naturais, evitando os industrializados,;
  • Consumir álcool com moderação;
  • Abandonar o tabagismo.
  • É importante também lembrar-se da hidratação, já que a água é fundamental para a manutenção das funções do nosso organismo, principalmente quando praticamos Pilates.


Conclusão

O mês de setembro foi marcado como o mês que enfatiza o cuidado com o nosso coração, porém devemos lembrar-nos de cuidar dele em todos os meses do ano.

Vimos que a prática do Pilates aliada a uma alimentação saudável é capaz de prevenir não só as doenças cardiovasculares, como também diversas outras doenças.

O Pilates é um auxílio através do combate ao sedentarismo, na perda de peso e também na redução da gordura abdominal que é perigosa, pois envolve diversos órgãos importantes.

A alimentação equilibrada diminui os níveis de colesterol sanguíneos.

Unidos, o Pilates e a alimentação saudável são capazes de reduzir a pressão arterial e nos manter em um estilo de vida mais saudável, livre de doenças e com qualidade de vida, que é o que mais queremos.

Na dúvida, procure um médico e um nutricionista. Cuide-se!

Fonte: Revista de Pilates 

Nenhum comentário:

Postar um comentário